sexta-feira, 18 de setembro de 2009

terça-feira, 15 de setembro de 2009

NOVA EXPOSIÇÃO





Gravuras de André de Miranda
de 14/09/2009 a 10/10/2009

A presente exposição nasceu de um ato de generosidade do gravador André de Miranda, que acaba de enriquecer o acervo artístico da FIEO com uma doação de 32 gravuras de sua autoria.
Nascido no Rio de Janeiro em 1957, André de Miranda vem desenvolvendo nos últimos 30 anos intensa atividade não só como o gravador excelente que é, mas também, enquanto professor de gravura em diversas universidades brasileiras, e entusiasta divulgador de seu meio expressivo. Praticando a mais antiga das técnicas de gravar - a xilografia -, André já tomou parte em mais de 150 exposições, entre individuais e coletivas, e suas gravuras se encontram em acervos públicos ou privados da Suécia, França, Espanha, Grécia, Romênia, Polônia, Japão e Argentina além, evidentemente, do Brasil.


Artista figurativo, destacam-se em sua produção as representações de animais, que não pretende anatomicamente reproduzir, mas antes reduzir à forma expressiva essencial, e a curiosa série a que chamou de xilocidades, gênero que ele mesmo inventou, e que define como memória urbana gravada: perfis reais ou imaginários de velhas casas, edifícios e fachadas, estampados sobre folhas de classificados de jornal ocupadas com anúncios imobiliários. Assim, ao mesmo tempo em que busca recuperar os espaços e cenários que percorreu e vivenciou na infância, utiliza-se da xilografia para denunciar o gradativo apagamento da memória urbana, entregue à sanha de uma implacável especulação imobiliária. Sua arte, por conseguinte, não se dirige apenas à nossa sensibilidade: faz-nos também pensar.

José Roberto Teixeira Leite
Curador

Gravuras de André de Miranda
De 14 de setembro a 10 de outubro de 2009
UNIFIEO - Centro Universitário FIEO
Campus Vila Yara - Salão de Exposições - Bloco Branco
Av. Franz Voegeli, 300 - Vila Yara - Osasco - SP
Segunda a sexta-feira das 9h às 22h e aos sábados das 9h às 12h.