sexta-feira, 14 de maio de 2010

Exposição de Siron Franco no Rio


eu e Siron

Siron Franco, depois de três anos sem expor no Rio, inaugurou dia 10 a mostra Segredos, na Caixa Cultural. As 15 telas e quatro esculturas da exposição foram concebidas nos últimos sete meses, em um trabalho ininterrupto, e tem por objetivo provocar reflexões no público.
Siron já fez exposições nas Américas e na Europa. A coleção do artista evoca os mistérios relacionados ao conceito do sagrado, ao abordar temas como o mistério da vida, da criação, da oração e da intuição. Entre as obras está a tela O Primeiro Segredo, ela é recoberta de carvão e tem 17 CDs colados. O conteúdo deles é o mistério da obra.
Materiais como ouro, chumbo e tecelagem africana foram os escolhidos por Siron para produzir as telas e esculturas. Além de carimbos da anatomia humana de borracha e carimbos de silicone. O processo artístico é resultado do acaso cotidiano, que o apresentou a um universo enigmático.
Siron, reconhecido internacionalmente, dizia na época da última exposição dele: "Estou sentindo que vem algo novo em minha obra".
Sobre a escultura Segredo número 1, fogueira produzida em mármore sintético, a curadora da exposição, Cláudia Ahimsa, explica: "Ele percebe minha investigação silenciosa sobre o 'mármore' cruzado e conta: ‘Minha mãe andava sobre brasas, depois a sola dos pés estava fria’. Então, a fogueira branca é o retrato que ainda não fizera de sua mãe".
Outros elementos como o ideograma chinês recortado a laser em chapa de aço, uma mala de ferro maciço que pesa 800kg e um labirinto formado por duas esculturas compõem a mostra.



SERVIÇO:
Exposição “Segredos – Siron Franco”
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 1
Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefones: (21) 2544-4080
Visitação: de 11 de maio a 11 de julho 2010 Horário: De terça a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 21h
Programa Educativo: (21) 2262-8152 / 2262-0942